Resenha - Desapaixonante, de Marvin Cross



Autor: Marvin Cross
Editora: Independente
Ano: 2016
Número de páginas: 118
Onde comprar: Desapaixonante
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: Desapaixonante - 1ª temporada é o primeiro volume de uma websérie literária sobre o casal de amigos Sávio e Milena que comandam uma agência especializada em ajudar as pessoas a se desapaixonarem. Sempre narrados de acordo com os pontos de vista de um dos protagonistas, os episódios são sempre repletos de humor, sarcasmo, críticas à sociedade moderna e muitas referências a músicas e cultura pop. Uma história para rir e desestressar.

“Quando você não faz na vida o que deve, a vida faz por você do jeito dela.”

Resenha: Quando me deparei com a capa de “Desapaixonante” e o próprio título do livro, imaginei que fosse uma história em que personagens frios e “sem coração” destroem o amor de outras pessoas sem o mínimo de dose de culpa. Sinto-me muito feliz em admitir que estava errada e que a história superou minhas expectativas.
            Sávio Miranda tem vinte e oito anos e era estudante de Ciências da Computação, até que resolveu trancar o curso. Milena Kerber tem a mesma idade de Sávio e é formada em psicologia. Juntos os dois amigos são donos da ANNA, Agência do Negócio Nada Apaixonante, empresa que funciona como um cupido ao contrário a fim de fazer as pessoas se desapaixonarem umas das outras.
            Cada capítulo do livro apresenta clientes que buscaram a ANNA a fim de esquecerem suas paixões e como Sávio ou Milena agiram para solucionar cada caso. Conhecemos, por exemplo, Jéssica que se apaixonou por Romualdo o namorado de sua melhor amiga, ou Maitê que quer esquecer Àtila Gonzalez, seu atual namorado.
            Meu preferido foi o de “Julinho Cowboy” cantor sertanejo que encanta suas fãs. No caso em questão ele era o objeto de paixão de uma garota de quatorze anos e que precisava ser esquecido. Dei boas risadas com os capítulos do livro que falaram desse personagem e tivemos grandes revelações sobre o verdadeiro caráter dele o que gerou grandes críticas da nossa sociedade a fim de nos fazer refletir.

“A ANNA não trabalha para extirpar o amor do coração, mas para deixar o coração respirar mais leve.”

            O Sávio é inteligente, bastante antissocial e solta algumas piadas muito divertidas, ele passa por diversas situações complicadas ajudando os clientes e isso torna a história ainda mais engraçada.

“A minha antissociabilidade é como um bicho de estimação feroz que eu tenho que guardar em dia que a casa fica cheia, para não incomodar as visitas.”

            Minha personagem preferida acabou sendo a Milena, com seu jeito ousado e corajoso ela fala o que é preciso sem rodeios, dando um choque de realidade em todos ao seu redor. Além de ter muita personalidade com suas madeixas azuis.

“Ás vezes é só falta de uns bons tapas.”, esta é Milena sendo Milena, surpreendentemente cortante como uma navalha numa noite escura.”

            O casal de amigos se dá bem juntos e eles garantem que vão e devem ficar somente em uma relação de amizade, mas sinceramente estou torcendo para que eles fiquem juntos embora isso seja contra os mandamentos da ANNA.
            A primeira temporada de “Desapaixonante” possui onze capítulos mesclando a narrativa dos protagonistas e deixa um questionamento no final que serve como gancho para o desenrolar da segunda temporada. A narrativa é rápida, com muitas doses de humor e por ser uma “websérie literária” é um livro super rápido para se ler, podendo ser concluído em um dia. Recomendo muito a leitura desse livro, ele cumpre sua proposta de fazer o leitor rir e desestressar.

“Ora, compartilhar um pouco do que sabemos com o resto do mundo não vai nos deixar mais pobres. E eu sou da opinião de que, se você tem um dom, parte dele precisa ser compartilhado sem que você espere retorno financeiro.”


                    Conheça o autor:

Marvin Cross é o nome de escritor usado por Marcos Vinícius Borges da Silva, um maranhense de 31 anos que reside no Amapá há mais de 20 anos. Formado em Letras, Marvin atua como professor de inglês e desde os 13 escreve textos que vão de poesia, contos a romances. Lançou um livro de poesia evangélica em 2013 e, em 2015, iniciou a série literária Desapaixonante, com previsão de conclusão até o final de 2017. Marvin é casado, tem um cachorro, adora ler, escrever, ver séries e filmes e acompanhar canais no Youtube. 

Facebook do autor: 

Página de Desapaixonante no Facebook:

Um comentário

  1. Oi! Amei sua resenha, já conhecia esse livro e parece ser bem legal. Gostei muito dos quotes! ♡

    Beijos!
    Blog Mundo literário da Vivi

    ResponderExcluir

Topo